top of page
Olá, prazer conhecer você aí do outro lado da tela! Quem fala são Nico, Daniel e Ellen, os fundadores e quem administra o coletivo. Somos o Coletivo Des/Ruptiva. E não, não somos agência, nem uma empresa, nem um estúdio. A gente é um coletivo cultural, horizontal e sem fins lucrativos, focado na cena de design brasileira (com sede em Curitiba, mas queremos nos espalhar por aí).
Nascemos de uma pesquisa de tcc, de uma inquietação. Fomos investigar a fundo a precarização, a desvalorização e encontramos uma crise de identidade que assombra nossa profissão. Existe um sentimento crônico de solidão profissional, uma superficialidade de conhecimento sobre a área, uma desesperança enorme sobre nosso futuro… mas uma enorme curiosidade e uma vontade de se juntar e fazer algo sobre.
A coletividade deve ser argumentada e lutada por. A nossa humanidade deve ser lutada por. Se existe algo verdadeiro sobre o design é que você nunca está sozinho. É um ecossistema delicado sustentado por história compartilhada, respeito e amor. Amor por se comunicar, por ajudar os outros, pelo ser humano e suas particularidades
Por isso, o Des/Ruptiva é, acima de tudo, um espaço aberto. Um convite para designers, artistas e criativos pararem de se ver como competição e começarem a conversar, a construir e a colaborar juntos. Não queríamos ficar presos nas crises e lamentos, e decidimos fazer algo sobre: transformando nossos problemas em vontade de trocar, de rir das nossas próprias esquisitices, de dar espaço à criatividade coletiva. De ser radicalmente otimista de que existe um futuro melhor a ser construído para nós. Aqui não tem porta-fechada ou clubismo— somos um convite aberto para criar junto, aprender com a bagunça e descobrir que colar nossas diferenças juntas e ver no que dá é o que faz a coisa toda valer a pena.
NICO é o criminoso culpado pelo crime de amar colagem demais. Apaixonado por práticas manuais, artista desde pequeno, caiu de paraquedas no mundo do design por destino. Principais afinidades são fotografia (digital e analógica), ilustração, design editorial e escrita criativa. Tem uma relação aminimiga com o design e busca entendê-lo, fazer as pazes com ele. É o designer gráfico por trás do coletivo.
ELLEN já foi do palco (teatro e música), da tecnologia, da pintura, da fotografia, do ativismo e da produção cultural. Curiosa incurável, vê no Design a desculpa perfeita para ser tudo isso ao mesmo tempo e enxergar o mundo de todos os ângulos possíveis. Gestora nata, se interessa por Design Prospectivo e de Transição.
DANIEL é o hacker do design, viciado em tecnologia e apaixonado por transformar código e conceito em coisa bonita. Caiu de cabeça no curso quando descobriu que dava para usar criatividade com propósito e nunca mais quis outra vida. Gosta de fuçar, explorar e conectar ideias. Se for para criar algo novo, ele tá dentro.
CONEXÃO BRASILEIRA CONTRACULTURAL NO DESIGN
Des/Ruptiva: um coletivo de prática crítica em design.
Mapa do site
Vamos conversar
Criado por Coletivo Des/Ruptiva 2025 © / Criado por Coletivo Des/Ruptiva 2025 © / Criado por Coletivo Des/Ruptiva 2025 © / Criado por Coletivo Des/Ruptiva 2025 ©
bottom of page